Com a chegada de novas doses de vacina contra a covid-19, pessoas a partir de 55 anos que tenham comorbidades deverão ser contempladas com a primeira dose da vacina em João Pessoa. Para isso, serão usadas as doses da Astrazeneca/Fiocruz, já que a prefeitura se comprometeu a reservar a Coronavac para quem precisa tomar a segunda dose do imunizante.
Outra novidade é que, acatando uma sugestão do Ministério Público, a prefeitura passará a exigir o título de eleitor dos vacinados, como forma de comprovar residência. Outros documentos, como contas de água e luz também podem ser usados para complementar a comprovação.
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, 21 mil pessoas moradoras de outros municípios se vacinaram em João Pessoa e este foi um dos fatores que levaram a vacina a acabar mais rápido na capital paraibana.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, já havia revelado em entrevista ao ClickPB que acredita que essas pessoas podem ter usado comprovantes de residência de amigos ou parentes que moram em João Pessoa para enganar a equipe de vacinação. De qualquer forma, ele explicou que, legalmente, a secretaria não poderia se recusar a vacinar essas pessoas.
No momento, a vacinação está paralisada em João Pessoa por falta de vacinas, mas uma nova remessa com mais de 110 doses é esperada até o próximo sábado (17). A partir da chegada do imunizante, a vacinação deve ser retomada em 24 horas.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil