Só um deputado da PB vota contra a volta das coligações

A formação de coligações permite a união de partidos em um único bloco para a disputa das eleições proporcionais​ sem necessariamente haver uma ideologia em comum entre eles. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados Após aprovação em uma)

 

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno nesta terça-feira (17) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retoma as coligações partidárias nas eleições proporcionais de deputados e vereadores. Com 347 votos favoráveis e 135 contrários, o texto agora segue para o Senado, onde também deve ser votado em dois turnos.

Dos 12 deputados federais da Paraíba, apenas um votou contra a proposta, sendo Damião Feliciano (PDT). Já Aguinaldo Ribeiro (PP), Edna Henrique (PSDB), Efraim Filho (DEM), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Republicanos), Julian Lemos (PSL), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ruy Carneiro (PSDB), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (PTB) votaram a favor da PEC.

A formação de coligações permite a união de partidos em um único bloco para a disputa das eleições proporcionais sem necessariamente haver uma ideologia em comum entre eles. Dessa forma, os partidos podem se juntar em alianças para disputar a eleição e somar os tempos de rádio e televisão, favorecendo partidos pequenos que não têm representatividade. Depois do pleito, as coligações podem ser desfeitas.

Deixe um Comentário

Relacionados