A vereadora Eliza Virgínia sugeriu a instalação de placas educativas em ruas e bairros com nomes em homenagem a ditadores do período da Ditadura Militar em João Pessoa ao invés de alterar nomes. Declaração foi feita durante sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (6).
Eliza Virgínia destacou que os nomes, como no caso do bairro Castelo Branco e Valentina de Figueiredo, refletem um período histórico.
“Pode ser interpretado como uma tentativa de apagar e reescrever o passado em vez de reconhecer e aprender com ele. Poderia implementar medidas educativas como instalação de placas informativas que contextualizem o histórico do nome da rua promovendo a conscientizado sem a necessidade de alterações formais”, disse a vereadora.
Solicitação do MPPB
O Ministério Público da Paraíba solicitou à Câmara de Vereadores e ao Município de João Pessoa medidas para alterar os nomes de ruas e bairros que homenageiam ditadores do período da Ditadura Militar.
O pedido visa cumprir a recomendação dos relatórios finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do da Paraíba.
“Com efeito, a Capital paraibana ainda preserva resquícios da Ditadura Militar, mantendo, em bairros e ruas, nomes de figuras apontadas como responsáveis por graves violações de direitos humanos no Relatório Final da CNV”, explicaram os promotores.