De novo

O paraibano ex-senador Ney Suassuna (Republicanos) segue tentando pela segunda vez reforçar sua candidatura à vaga na Academia Brasileira de Letras aberta pela morte de Alberto da Costa e Silva, em novembro do ano passado. A eleição está marcada para 7 de março.

Os concorrentes do ex-parlamentar serão o diplomata Edgard Telles Ribeiro, a historiadora Lilia Schwarcz, a escritora Chirles Oliveira Santos e o escritor Antônio Hélio da Silva.

O campinense com vasta carreira dentro da política estadual e nacional, que foi ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tenta acompanhar caminho percorrido pelo primo Ariano Suassuna (1927-2014), que assumiu posto entre os imortais da Casa de Machado de Assis em 1990.

Esta é a segunda vez que Ney Suassuna disputa o espaço. Em outubro, ele acompanhou a escolha de seu então concorrente, Ailton Krenak, para a cadeira anteriormente ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho (1939-2023).

De outubro para cá, Ney Suassuna lançou 12 livros. Ao todo, ele acumula mais de 40 títulos, que vão da poesia e da prosa às ciências sociais.

Deixe um Comentário

Relacionados