Após acusação de plágio, governador cancela reunião com chineses

Fontes ligadas ao chefe do Executivo do governo paraibano confirmou cancelamento da audiência que estava prevista para ocorrer na manhã desta terça-feira, dia 12, entre um grupo da China e João Azevêdo para apresentação de um projeto de construção de um porto e uma cidade inteligente no estado foi cancelada. Não existe data para uma nova reunião.

O projeto da construção de um porto de águas profundas e de uma cidade inteligente internacional em Mataraca, no Litoral Norte do estado, foi apresentado ontem (11) em uma reunião na cidade com a presença do prefeito Egberto Madruga (PSB), outros representantes do poder público e empresários.

Durante o encontro foi realizada a assinatura de um protocolo de intenção entre a prefeitura local e o grupo, referente ao projeto.

O projeto, que promete investimentos de R$ 9 trilhões, prevê que o porto e a cidade tenham a capacidade de receber uma população de três milhões de habitantes e gerem ao menos 600 mil empregos entre diretos e indiretos.

Segundo o portal de notícias ClickPB a intenção demonstrada pela empresa é construir o porto de Mataraca nas imediações da localidade da Pavuna, entre a praia da Barra do Camaratuba e praia do Guaju. Segundo a prefeitura, ele deverá ser edificado no estilo ‘offshore’ ou seja ‘extra margem’ e não diretamente ligado à Terra. No Nordeste, um exemplo é o porto de Pecém no Ceará.

Já a cidade inteligente, segundo a apresentação feita nesta segunda-feira (11), deverá ficar pronta em até cinco anos. A cidade internacional inteligente e o porto de águas profundas deverão ocupar uma área equivalente a 11 mil hectares.

Plágio 

Menos de 24 horas após o lançamento do projeto ele está sendo alvo de ao menos duas polêmicas na Paraíba. A primeira é que uma reportagem do portal g1 Paraíba e do blog Conversa Política, do Jornal da Paraíba trouxe indícios de que o projeto é semelhante ao apresentado para construção de uma cidade inteligente na China.

O projeto, elaborado por uma empresa dinamarquesa, foi desenvolvido para a uma baía no distrito Chinês de Shenzhen.

A diretoria da empresa deve se pronunciar, segundo assessoria do grupo.

Mataraca 

O município de Mataraca está localizado no Litoral Norte do estado, na região do Vale do Mamanguape. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mataraca tinha em 2022 uma população de 8.244 habitantes espalhada por 182 km².

A região é conhecida pelas belezas naturais e cultivo da cana-de-açúcar. Entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 2000 também foi um dos locais de maior exploração de titânio no país. Desde o ano 2007, Mataraca passou a contar com o primeiro parque eólico do estado.

Deixe um Comentário

Relacionados