Colégio GGE destaca três benefícios de praticar a educação socioemocional em família

Nos últimos tempos, a importância da educação socioemocional tem ganhado destaque em diversas áreas, mas o que exatamente significa essa expressão? Segundo a psicóloga Emilly Figueiredo, que atua no Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do Colégio GGE de João Pessoa, a educação socioemocional envolve o desenvolvimento de habilidades e competências que permitem às pessoas lidar com suas próprias emoções, bem como compreender e se relacionar de forma saudável com os outros.

No contexto familiar, essas habilidades desempenham um papel crucial, uma vez que a família é a primeira e mais significativa fonte de interação para a criança, além da escola.

Aqui, três benefícios que podem ser obtidos pela prática da educação socioemocional em família:

*Fortalecimento dos Vínculos Familiares*: Ao adotar a educação socioemocional em casa, os pais têm a oportunidade de criar um ambiente de segurança e cuidado, onde as crianças se sentem à vontade para expressar suas emoções e pensamentos. Isso fortalece os laços familiares, promovendo um senso de pertencimento e confiança.

*Desenvolvimento de Empatia e Resiliência*: A educação socioemocional em família ajuda as crianças a desenvolver empatia, ou seja, a capacidade de refletir e compreender as emoções dos outros. Isso é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis ​​e para promover um ambiente familiar harmonioso.

*Promoção do Diálogo e Tomada de Decisões Inteligentes*: A comunicação aberta e o diálogo são elementos essenciais da educação socioemocional em família. Estimular a discussão construtiva e envolver as crianças em decisões importantes ajuda no desenvolvimento de habilidades de tomada de decisões inteligentes.

No Colégio GGE, existe a “Trilha Socioemocional”, que é um programa específico para o desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais. Assim, cada indivíduo será incentivado a reconhecer sentimentos e emoções, gerenciar conflitos, agir orientado pela empatia e ética, comunicar-se e relacionar-se com grupos diversos, cocriar soluções, colaborar e tomar decisões construtivas e responsáveis.

Dentro desta trilha, há vários projetos voltados especificamente para as necessidades de cada segmento de ensino.

Outro diferencial positivo do Colégio GGE é que a escola disponibiliza, durante toda a vivência acadêmica do aluno, uma equipe de profissionais de psicologia, responsáveis pelo acompanhamento do desenvolvimento emocional e afetivo dos estudantes, o chamado SOEP.

“Dentro da nossa escola trabalhamos, semanalmente, as emoções dos nossos alunos sobre como lidar e como reconhecer os colegas, oferecendo um ambiente seguro para discussão, no qual eles possam apresentar seus pontos de vista e respeitar o ponto de vista do outro. Nossas aulas semanais são voltadas para a autogestão, habilidades de relacionamento, consciência social, entre outros. Sempre estimulando essas atitudes dentro e fora de sala, trazendo situações diárias que podem acontecer e como podem ser aplicadas, de acordo com o que é aprendido e visto”, diz a psicóloga Emilly.

Desta forma, o Colégio GGE de João Pessoa reforça a importância de incorporar a educação socioemocional em casa, em parceria com o ambiente escolar, para proporcionar aos alunos a oportunidade de se tornarem indivíduos mais completos, capazes de lidar com as complexidades emocionais da vida.

14 de novembro de 2023

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