Prefeitura de Santa Rita abre campanha e mobiliza rede municipal de saúde para combater o câncer de mama

A Prefeitura Municipal de Santa Rita iniciou oficialmente nesta quinta-feira, 5, a campanha Outubro Rosa, estimulando a prevenção e o combate ao câncer de mama. Durante todo o mês, a rede municipal de saúde estará mobilizada, estimulando a prevenção e agilizando o acesso a serviços de mastologia.

“As Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Saúde da Mulher e a Carreta da Saúde vão atuar em conjunto, levando informações, disponibilizando atendimento e estimulando a prevenção”, antecipou o prefeito Emerson Panta.
A primeira dama e deputada estadual Dra Jane Panta, que esteve em tratamento contra o câncer de mama, fez palestras para as mulheres durante o lançamento da campanha, realizada na Policlínica Municipal Zé de Ule, em Tibiri.

“A prevenção e o diagnóstico precoce são as duas principais armas no combate ao câncer de mama”, alertou a deputada, que relatou sua experiência e se emocionou ao falar sobre seus aliados no processo de cura: a fé e o suporte da família. Ela ainda orientou as santa-ritenses a atentar para os sinais e sintomas e buscar atendimento médico. Não adiem, pois o tempo também é nosso aliado nessa luta”, aconselhou.

A programação do evento incluiu palestra da psicóloga Alessandra Dantas, que tratou sobre os impactos da doença na mente das pacientes, e ainda da juíza Dra Ana Flávia, e da advogada Leonara Marinho. Além do relato da servidora municipal Débora Patrícia, que é o rosto da campanha deste ano, e que citou que só teve acesso ao diagnóstico depois de muita insistência. “Passei por médicos que diziam que estava tudo bem, mas eu conheço meu corpo e sabia que havia algo errado “, relata.

Ao longo de todo o mês, a rede municipal de saúde intensificará a realização de mamografias e estimulará a prevenção, disseminando informações sobre o câncer de mama, alertando sobre riscos, sinais e sintomas, além da ampliação dos atendimentos de mastologia.
Palestras e atividades alusivas acontecerão em todas as UBSs e também nos Centros de Referências da Assistência Social (Cras).

Deixe um Comentário

Relacionados