Ao Excelentíssimo Senhor Embaixador Júlio Glinternick Bitelli

O Blog recebeu neste 7 de setembro uma carta via redes sociais, no minimo inusitada. Destinada a excelentíssimo Senhor Embaixador Júlio Glinternick Bitelli, embaixador brasileiro em Buenos Aires. O conteúdo… bem, acho melhor você ler.

Detalhe, o autor preferiu o anonimato.

 

Excelentíssimo Embaixador Júlio Glinternick Bitelli

Envio-lhe esta mensagem como cidadão brasileiro preocupado com um assunto de interesse de minha amada cidade, trata-se de uma investigação do MPE-PB em andamento “PORTARIA 05/2023 – PJ/CONDE Inquérito Civil Público nº 098.2023.000130 (Doc em anexo)”. O Ministério Público Estadual da Paraíba enviou no dia 16/08/2023 para a Embaixada do Brasil na Argentina, um e-mail para o endereço dpublica.buenosaires@itamaraty.gov.br (Doc em anexo), solicitando informações cruciais em relação a esta investigação MUITO IMPORTANTE, e até o momento, o MPE-PB não obteve nenhuma resposta da embaixada.

A investigação envolve a Prefeita Karla Pimentel da cidade de Conde, Paraíba, a prefeita é muito conhecida e famosa por sua postura de extrema direita e do seu apoio declarado ao Bolsonarismo (Doc em anexo). Está investigação está relacionada a possíveis irregularidades onde envolvem a embaixada do Brasil na Argentina, e está relacionada ao uso indevido de recursos públicos. Segundo as informações disponíveis, a Prefeita e a Procuradora do Município, Patrícia Sales, receberam diárias no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e os custeios das passagens aéreas durante uma viagem conjunta para a Argentina, ocorrida no período de 23/02/2023 a 03/03/2023 (Doc em anexo).

A Prefeita, notória extremista de direita e Bolsonarista, alegou na volta de sua viajem em entrevista a uma rádio local da Paraíba, que inicialmente a viajem para Argentina tinha motivação pessoal e que estava de férias. No entanto, após a entrevista (registrada em áudio e vídeo) onde a prefeita alegava viajem a passeio de férias, os vereadores de oposição constataram e denunciaram na câmara de vereadores, nas redes sociais e nas mídias de imprensa que a prefeita e a procuradora do município receberam diárias do erário público no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais cada) e os custeios das passagens aéreas dias depois das denúncias e provas contundentes da oposição; as mesmas mudaram a narrativa, alegaram que a viajem foi a trabalho e afirmaram que haviam sido convidadas pela embaixada do Brasil na Argentina para uma reunião institucional com o embaixador, sendo ele, o Excelentíssimo senhor Reinaldo José De Almeida Salgado, com o propósito de discutir assuntos relacionados ao turismo de nossa cidade. A prefeita também afirmou que a reunião não aconteceu pois foi cancelada pelo embaixador.

Dada a importância desta investigação e a necessidade de garantir a confiança no sistema legal, é imperativo obter esclarecimentos sobre a agenda da embaixada, a possível existência do convite para a reunião, seu cancelamento e bem como quaisquer registros como e-mails, telefones, ofícios ou mensagens que possam confirmar ou refutar as alegações da prefeita entre os dias 23/02/2023 e 03/03/2023.

É com base nesse contexto que solicito, encarecidamente, que Vossa Excelência intervenha e instrua a Embaixada a fornecer uma resposta imediata ao Ministério Público Estadual da Paraíba.

Peço que Vossa Excelência considere a relevância deste assunto e tome medidas para garantir que a Embaixada responda prontamente ao Ministério Público. A transparência e a colaboração entre as instituições são fundamentais para a manutenção da confiança da população nas instituições democráticas.

Sinceramente agradeço sua atenção a esta questão e aguardo com expectativa uma resposta rápida e esclarecedora do Ministério Público Estadual da Paraíba.

Atenciosamente,

A Democracia

Deixe um Comentário

Relacionados