PB terá fábrica de painéis solares

A Paraíba ganhará sua primeira fábrica de painéis solares. A Balfar Solar, maior fábrica de painéis solares da América do Sul, que é originária do Paraná, está abrindo uma unidade em João Pessoa. O investimento inicial é de cerca de R$ 70 milhões e a fábrica assinou um protocolo de intenções, junto ao governador do Estado, João Azevêdo, na manhã desta sexta-feira (11).

De acordo com o representante da empresa, Olavo das Neves, a fábrica da Paraíba será a maior do tipo da América Latina. A expectativa é que sejam produzidos 150 mil painéis solares por ano.

A fábrica já tem 18 mil metros quadrados de área construída e deve começar a receber os equipamentos de produção a partir da próxima semana. ”Serão de 40 a 50 carretas de produtos que chegarão para o parque fabril”, contou.

A operação já deve ser iniciada no mês de outubro, com um turno de trabalho. ”Devemos ter 100 colaboradores por turno”, afirmou Olavo Neves. Segundo ele, a expectativa é de que brevemente seja iniciado um segundo turno e talvez um terceiro. Além disso, estima-se que 3 mil empregos indiretos sejam gerados pela fábrica. Ele disse ainda que está preparando uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para oferecer estágios aos estudantes do curso de Energias Renováveis da instituição.

Olavo das Neves revelou que a empresa foi procurada por outros estados, mas escolheu a Paraíba para instalar sua primeira filial porque as maiores usinas de energia solar estão aqui, e o Governo do Estado demonstrou grande profissionalismo e segurança nas tratativas com a empresa.

Na mesma ocasião em que foi anunciada a abertura da fábrica, a empresa Rio Alto anunciou a construção do Complexo Solar Santa Luzia, o maior projeto do tipo na América Latina.

Deixe um Comentário

Relacionados