Criação de novos leitos de UTI na Grande JP não desafoga ocupação. Veja números

Nos últimos 15 dias, foram instalados 65 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em hospitais públicos e privados referência para pacientes com covid-19, na região metropolitana de João Pessoa. Mesmo assim, a taxa de ocupação destas unidades de saúde continua acima dos 90%. Analisando-se apenas os dados da rede pública da Grande João Pessoa, a taxa de ocupação das UTI adulto está em 91,6%, já na rede privada, 96,4% destes leitos estão ocupados.

Os dados fazem parte do novo Censo Hospitalar realizado pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nesta sexta-feira (5). Foram analisadas a quantidade de leitos de 19 hospitais nas três macro regiões do estado (Grande João Pessoa, Campina Grande e Sertão) e a ocupação dos leitos de UTI e Enfermaria. A situação da Capital é a mais preocupante, já que possui atualmente 240 leitos de UTI adulto covid instalados, sendo 224 ocupados e apenas 16 disponíveis.

A cada dia, a quantidade de casos confirmados e de mortes por Covid-19 na Paraíba aumenta. De acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, a Paraíba tem uma “avalanche” de internações diárias pela doença e cenário aponta para ocupação de total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Na sexta-feira (05), o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) alertou sobre a ocupação, apesar de aumento na quantidade de leitos.

O secretário explicou que há três semanas, a RT (taxa de transmissibilidade) na Paraíba por Covid-19 era de 1.01, ou seja, a cada 100 pessoas contaminadas, contaminavam 101 pessoas. No entanto, a quantidade subiu e no momento, a RT é de 1.09 (cada 100 contaminados, contamina 109 paraibanos).

Deixe um Comentário

Relacionados