Seja o que Deus quiser !

Comércio de varejo e os shoppings centers de João Pessoa voltam a funcionar na próxima segunda-feira ( 13) conforme anúncio foi feito, em coletiva nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (10), pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. No entanto, o gestor estabeleceu horários diferentes.

Para o comércio da área central e bairros, os estabelecimentos devem funcionar das 9h às 15h. Já os shoppings centers, das 12h às 20h. As novas medidas fazem parte da terceira etapa da Flexibilização em João Pessoa. “Pensamos na necessidade de olhar para o transporte coletivo. Não queremos aglomerações e por isso estabelecemos horários diferentes”, afirmou.

Cartaxo destacou o retorno, na última segunda-feira (06), do transporte público. João Pessoa foi a capital que passou mais tempo sem transporte público no País. Com fluxo normal, o gestor informou que circulam diariamente mais de 177 mil pessoas. “Não pensamos duas vezes quando se tinha que se preservar a vida”, destacou. A partir deste sábado (11), algumas secretarias estarão no Centro da cidade fazendo um trabalho sanitário para garantir um retorno seguro do comércio de varejo da cidade. O plano de flexibilização não é uma camisa de forças. “Ele é flexível”, frisou.

Os shopping centers só permitirão pessoas com máscaras, deverá fazer a medição de temperatura dos clientes e respeitar o distanciamento de 10m². A PMJP determina ainda a retirada de todo mobiliário como bancos, sofás e poltronas. Segue vedada a abertura da praça de alimentação, que poderá continuar funcionando apenas com delivery ou drive thru. Também está vedado o funcionamento das áreas de lazer, como os cinemas e as academias.

Portaria

A portaria da Secretaria Municipal de Saúde (nº 26/06/2020) que dispõe sobre as medidas a serem adotadas nas atividades de escritórios de profissionais liberais também passará a ser adotada nesta segunda, nos escritórios de profissionais de eventos, de autoescolas, e de secretarias e tesourarias de escolas e universidades privadas. As aulas presenciais nas autoescolas seguem suspensas, devendo seguir com ensino remoto das aulas teóricas. Missas, cultos e demais cerimônias religiosas, seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas, mantendo os critérios da primeira fase.

Já no próximo dia 20, a Secretaria da Receita Municipal (Serem) retomará o atendimento presencial, com agendamento prévio e com a adoção de protocolos de distanciamento. Para o retorno das feiras livres, a Prefeitura já iniciou o diálogo com feirantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para a definição dos protocolos e da data da retomada. Para todos os segmentos, devem ser observadas todas as demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde, que serão disponibilizadas no portal da Prefeitura. A gestão municipal seguirá realizando fiscalização para conferir cumprimento às normas do decreto, feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Deixe um Comentário

Relacionados