Jogo do Belo amanhã contra Confiança será decisivo para a equipe paraibana

 

Quando Botafogo-PB e Confiança entrarem no campo do Estádio Almeidão, em João Pessoa, neste domingo, mais um capítulo da história do Campeonato Brasileiro da Série C vai ser escrito. O duelo válido pela 15ª rodada pode significar muito para as equipes que lutam por uma vaga no tão almejado mata-mata do acesso à Série B de 2020. Porém, mais do que mais um confronto pelo Grupo A na temporada, os times da Paraíba e de Sergipe possuem um número interessante na história da Terceirona. É que ambos são recordistas em participações nessa competição nacional, mas desejam colocar um basta e, enfim, subir de divisão.

O Azulino lidera essa classificação. Afinal, das 38 edições de Série C, o Confiança disputou 20. No atual formato da competição, os sergipanos estão desde 2015, um ano após o acesso na Série D. Enquanto isso, o Botafogo-PB é segundo colocado, com 16 participações na Terceirona. No entanto, o Belo está empatado com outros dois clubes: o gaúcho Caxias e o mineiro Tupi. O Alvinegro da Estrela Vermelha retornou a essa divisão na temporada 2014, ao ser campeão da Série D no ano anterior, e desde então briga pelo acesso à Segundona.

A lista dos maiores participantes da Série C ainda contempla Brasil de Pelotas, Fortaleza e Treze, com 14 participações cada. De todos esses, nenhum nunca levantou o troféu. O campeão que mais vezes disputou o Brasileiro da 3ª divisão nacional foi o Atlético Goianiense, que tem duas taças e jogou a competição em 13 ocasiões.

O curioso é que tanto o Azulino quanto o Belo jamais foram campeões da 3ª divisão nacional. Por sinal, da dupla, apenas o Botafogo-PB possui um título nacional, que foi a Série D de 2013.

Mas e o mata-mata?

Ao longo de tantas participações no Campeonato Brasileiro da Série C, Botafogo-PB e Confiança encontram dificuldades para chegar ao tão esperado acesso. Inclusive, um fato bastante curioso é que as duas equipes não costumam se classificar juntas para a fase seguinte à de grupos. Isso aconteceu em apenas duas ocasiões.

A primeira foi em 1998, quando os dois times seguiram para se enfrentar logo no primeiro mata-mata. Naquela temporada, foi o Confiança quem levou a melhor, com direito a uma vitória por 3 a 1 no Estádio Batistão, em Aracaju, e perdendo por 1 a 0 na partida de volta, no Almeidão, o que levou a equipe a seguir adiante. No entanto, os sergipanos não chegaram ao acesso na sequência.

Na temporada 2003, os times voltaram a se classificar para a segunda fase, mas, dessa vez, não teve o confronto direto. Por sinal, naquela ocasião, o Botafogo-PB é quem foi mais longe, chegando ao quadrangular do acesso. E, assim como o Azulino, o Belo bateu na trave e não chegou a disputar a Série B em 2004.

No atual formato da Série C…

Desde que a Série C passou a ser disputada no atual formato, Botafogo-PB e Confiança jamais chegaram ao mata-mata juntos. Além disso, os dois times têm variado quem segue para as quartas de final.

O Botafogo-PB chegou a disputar o mata-mata do acesso em 2016 e 2018, mas nas duas ocasiões, bateu na trave, perdendo, respectivamente, para Boa Esporte e Botafogo-SP. Nessas temporadas, o Confiança acabou ficando pelo caminho na fase de grupos.

Em compensação, o Confiança chegou ao mata-mata nos anos de 2015 e 2017, enquanto o Botafogo-PB foi eliminado na primeira fase. O Azulino caiu diante do Londrina e também do São Bento.

Neste domingo

No atual cenário da Terceirona, o Confiança é quem está mais próximo da vaga no mata-mata, com a perspectiva de se manter a lógica curiosa do momento. O time sergipano é vice-líder do Grupo A, soma 24 pontos, enquanto o Botafogo-PB está em má fase, é sexto colocado, com 18.

Com os dois ainda com pretensões na reta final da temporada 2019, Botafogo-PB e Confiança se enfrentam neste domingo, às 18h, pela 15ª rodada da Terceirona.

 

Globo Esporte/PB

Deixe um Comentário

Relacionados