A exemplos de SP e RJ, palácio do governo vai virar museu na Paraíba

Pettronio Torres

EXCLUSIVO – A Paraíba vai ganhar seu museu.

A exemplo do que aconteceu em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, quem transformaram seus palácios de governos em museus, à Paraíba também irá transformar o seu palácio, sede da administração dos governadores, em um espaço semelhante existentes nos dois mais poderosos territórios do País.

O Palácio da Redenção, histórico prédio que hora abrigou governadores como residência oficial, hora como local de despachos importantes decisões para o Estado e hoje ponto central e principal do governador estadual, vai sim virar museu.

A informação foi obtida pelo Blog do Pettronio Torres, na tarde de hoje.

Segundo Cassandra Figueredo, superintendente do Iphaep, já está em fase final de catalogação todas as peças, móveis e obras de arte, de valores incalculáveis, para que sejam feitas as ações necessárias para criação do Museu da Paraíba, ou Museu da Redenção (este último nome é sugestão do signatário). Só a título de informação, os restos mortais do ex-presidente João Pessoa estão no Palácio da Redenção.

Rio e São Paulo, exemplos

No Rio de Janeiro, o Palácio do Catete, onde despachavam os presidentes da República, antes do surgimento de Brasília, virou o Museu da República, por decisão de Juscelino Kubitscheck, em 1960.

Já em São Paulo, tanto o Palácio dos Bandeirantes, na capital, como o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão no interior do estado, onde os governadores paulistas iam passar férias, foram também transformados em museus.

Aqui na Paraíba, a agradável iniciativa do governador João Azevêdo, dá a oportunidade não só aos turistas, mas principalmente aos paraibanos, a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossa história.

Quantos paraibanos nunca tiveram a oportunidade de ter acesso ao interior do Palácio da Redenção, um dos espaços mais importantes e ricos da secular história paraibana e também de nossa política-administrativa.

 

 

 

Deixe um Comentário

Relacionados