O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu escolher o seu filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A escolha foi comunicada a interlocutores nesta semana, segundo o Metrópoles.
A definição marca a primeira vez em que Bolsonaro indica um nome da família para a sucessão presidencial. Segundo aliados, a estratégia é fazer com que Flávio comece a se comportar como pré-candidato, assuma uma agenda nacional e amplie sua visibilidade no campo político e eleitoral.
Na avaliação de Bolsonaro, o senador reúne condições de consolidar o apoio interno no PL e de contar com palanques importantes nos estados, como o do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e de Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.
Com a decisão, Flávio deve intensificar viagens pelo país, assumir protagonismo nos embates com o governo Lula e se posicionar como liderança nacional da oposição.
No entorno da família Bolsonaro, Flávio também é visto como o nome que transmite maior previsibilidade política e econômica, em comparação aos irmãos Carlos e Eduardo. A moderação no discurso e o perfil institucional são fatores considerados estratégicos para conquistar apoio no centro político.
A projeção dentro do grupo é que Michelle Bolsonaro dispute o Senado pelo Distrito Federal. A vice-presidência na chapa de Flávio deverá ser reservada a um nome de centro.



