Porto de Cabedelo ganha prêmio nacional. Gestor tem reconhecimento

O Porto de Cabedelo acaba de conquistar o primeiro lugar entre todos os portos públicos do país na categoria “Melhor Desempenho ESG” no Congresso Internacional de Desempenho Portuário. A premiação ocorreu nesta quinta-feira (13), em Florianópolis (SC). Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (13), o presidente do Porto, Ricardo Barbosa comemorou a premiação e enalteceu os programas sociais implementados, além dos investimentos portuários.

“Concorremos com todos os portos públicos dentro de uma seleção que ficaram apenas 12, dentro de uma avaliação de 58 critérios para quantificação de desempenho, governança e meio ambiente, onde conquistamos o primeiro lugar. Esse reconhecimento mostra e reconhece o maior ciclo de investimentos dos 90 anos do porto, com modernização da infraestrutura, sustentabilidade e forte compromisso com a população. Nosso porto está claramente preparado para um novo patamar de competitividade e desenvolvimento”, explicou o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba.

A conquista se soma a outras premiações recentes, reafirmando o Porto de Cabedelo como uma referência nacional em governança, responsabilidade socioambiental e inovação na gestão portuária.

ESG

O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) traz um conjunto de práticas e critérios utilizados para avaliar o desempenho de empresas em aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

Premiação

O prêmio reforça o novo momento vivido pelo Porto de Cabedelo, com o Governo da Paraíba, se consolidando como um equipamento moderno, sustentável e socialmente transformador. Hoje, o terminal paraibano é o primeiro porto público do Brasil a operar 100% com energia fotovoltaica, garantindo redução de custos, autonomia energética e compromisso efetivo com a agenda ambiental.

O evento foi promovido pela Universidade de Valência (Espanha), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Além da sustentabilidade estrutural, o Porto de Cabedelo se destaca pelo impacto direto na vida das pessoas. O Programa Porto Cidade, executado pela Companhia Docas da Paraíba, é o projeto social mais bem-sucedido do País no setor, promovendo saúde, inclusão, formação profissional, sustentabilidade, cultura e melhoria da qualidade de vida para a comunidade no entorno do porto. Já são milhares de pessoas beneficiadas por ações contínuas que aproximam o porto da cidade e fazem do desenvolvimento portuário um motor de transformação social.

Investimentos

Com mais de R$ 200 milhões em investimentos, o Porto de Cabedelo segue ampliando sua capacidade operacional, fortalecendo sua posição estratégica.

 

Deixe um Comentário

Relacionados