Atraso de pagamento em CG: secretário diz que dinheiro para saúde acabou

O secretário executivo de Finanças de Campina Grande, Felipe Gadelha, afirmou nesta terça-feira (21) que os recursos próprios destinados à saúde para o ano de 2025 já foram totalmente utilizados nos primeiros nove meses do ano. A declaração foi dada em entrevista à Arapuan FM em meio às cobranças por parte de prestadores de serviço da saúde, que ainda não receberam os salários referentes a setembro.

“O orçamento de Campina Grande para saúde em 2025 é de cerca de R$ 165 milhões. Esse valor já foi executado ao longo dos últimos nove meses, antes mesmo do fim do ano”, declarou Gadelha. Ele afirmou que, por conta das exigências fiscais, como o cumprimento do MDE (Manutenção e Desenvolvimento do Ensino) e limites da responsabilidade fiscal, o município precisa priorizar recursos para outras áreas, especialmente a educação.

Gadelha justificou que, com o fim do ano se aproximando, o foco da gestão está em atender os indicadores fiscais e manter o equilíbrio das contas públicas. Segundo ele, a liberação de emendas parlamentares federais, já aprovadas, é o que deve viabilizar o pagamento dos prestadores da saúde nos próximos dias. “Estamos aguardando recursos que já foram prometidos e acreditamos que, ao longo da semana, conseguiremos regularizar parte desses pagamentos”, completou.

Além dos salários atrasados, hospitais que mantêm convênios com a Prefeitura têm recorrido à Justiça para receber pagamentos devidos por serviços já prestados. As instituições alegam que os repasses estão em atraso há meses e já ameaçaram paralisação.

Deixe um Comentário

Relacionados