Era uma tarde de sábado com previsão de chuva. Mas, São Pedro deu a João Pessoa uma tarde linda de sol. Faziam quase 20 anos que os torcedores do Belo não podiam tomar cerveja no Almeidão, de forma legal, liberados pelas autoridades.
Deram show.
O Botafogo perdeu, mas mesmo diante da frustração, não foi e não serviu de mau exemplo. Pelo contrário, o torcedor deu show no quesito educação.
O Belo perdeu com uma assisitente errando muito e prejudicando o Clube. Perdeu com um jogador de cor negra, (poderia ser branco ou pardo) expulso, saindo de campo lentamente ofendendo provocando a torcida da Maravilha do Contorno, que o respeitou e não o revidou com ofensas racistas, tipico como fazem, por exemplo, os europes.
Nada, os torcedores do Botafogo de JP não fizeram como os espanhóis e boa parte dos europeus ‘educados e de primeiro mundo’ fazem quando ofendem jogadores negros, por nada e do nada.
Hoje, a assistente do árbitro prejudicou o Belo, o jogador que é de cor negra (e aqui não vai nenhum tom de racismo, pelo contrário, é elogio ao torcedor que não ensaiou nenhum tipo de ofensa ao jogador, ele também podia ser branco ou pardo) ofendeu o torcedor do Bota e a capital paraibana, que não ensaiou nenhum tipo de vingança alá ao estilo dos espanhóis, por exemplo.
Emblematicamente, após quase 20 anos, hoje voltou a vender bebida alcoolica no Almiedão.
O torcedor não ofendeu a assitente com gritos xenofóbicos ou homofóbicos, mesmo com o prejuizo. Não teve atos racistas com o jogador de cor negra, que provoucou o torcedor de Belo, e finalizando não teve um único copo de cerveja arremeçado no gramado.
Que lição deu o torcedor do Belo ao mundo.
Pena que perdeu. Mesmo com uma má arbitragem e o anti-jogo do adversário, essa partida de hoje será memorável pela educação do povo paraibano.
O faro é, o paraibano deu lição ao mundo. E o torcedor e torcedora do Belo estão de parabéns.
Que venha sábado em outros jogos com a mesma educação, mas com vitórias e semtrapalhas dos senhores e senhoras da arbitragem.
Quem sabe não será recompensado por isso.



