PMJP
12 . Dez . 2017

Tablet com senha "desconhecida" encontrado em cofre da empresa que executou obras da Lagoa será destravado e periciado nos EUA

Em: POLÍTICA
Um iPad bloqueado, armas e munições, gravadores, telefones celulares, computadores e documentos foram alguns dos 44 itens apreendidos pela Polícia Federal durante a deflagração da Operação Irerês, que investiga irregularidades nas obras de revitalização do Parque Solón de Lucena, a Lagoa. O material foi aprendido em cumprimento de mandados de busca e apreensão na residência de Eduardo Ribeiro Victor, sócio-proprietário da empresa Compecc, assim como na sede do estabelecimento, em João Pessoa.
 
Tanto a empresa quanto a Prefeitura Municipal de João Pessoa, responsável pela execução das obras, são investigadas em três inquéritos criminais que apuram desvio de recursos públicos na obra.
 
De acordo com documentos obtidos pelo Blog do Gordinho e divulgados nesta terça-feira (12), o iPad apreendido foi localizado dentro de um cofre no escritório do sócio-proprietário da empresa. O aparelho bloqueado é identificado como iPad de Eduardo. Também dentro do cofre estavam dois gravadores e um transmissor de radiodifusão.
 
A Polícia Federal realizou perícias dos materiais apreendidos, mas não conseguiu o acesso aos arquivos. Devido à impossibilidade de acesso, o delegado responsável pelos três inquéritos, José Juvêncio de Almeida Neto, solicitou ainda no mês de setembro, a autorização para enviar o iPad para Nova Jersey, nos Estados Unidos, para que a empresa Cellebrite, especializada em fabricação de dispositivos de extração, transferência e análise de dados, realizasse o desbloqueio. No ofício à 16ª Vara da Justiça Federal, o delegado argumenta que a medida é necessária, pois o responsável do aparelho não disponibilizou a senha para acesso e que tentativas para acesso foram realizadas pelo Setor Técnico-Científico da Polícia Federal, mas foram “infrutíferas”, conforme aponta em relatório anexado. O pedido foi autorizado pelo juiz Manoel Maia de Vasconcelos Neto, no dia 22 de setembro.
 

Comente

Últimos Comentários

    Nenhum resultado encontrado.