PT quer candidatura própria para prefeito em JP. Nome de Couto ganha força

Reunião com dirigentes nacionais discutiu estratégias do PT para eleições em municípios paraibanos

Os deputados Federais José Nobre Guimarães (PT/CE) e Paulo Teixeira (PT/SP), representantes do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) discutiram as estratégias adotadas para o período de eleições municipais com as executivas dos diretórios do PT da Paraíba (PT/PB) e municipal de João Pessoa, no último sábado (29), durante reunião na capital.

O encontro reforçou a principal orientação da direção nacional do PT para as eleições de 2020: consolidação de candidaturas próprias do Partido para prefeituras das maiores cidades do Brasil, na disputa eleitoral. Defendida por Lula e pelo GTE Nacional da sigla, a recomendação deve ser reforçada e amplamente debatida nas capitais estaduais. Outra medida defendida pelo Partido é o diálogo com partidos políticos do campo democrático e popular.

A executiva municipal aprovou a orientação da direção nacional e planeja atividades em torno do debate sobre a construção da candidatura própria. O objetivo é iniciar as discussões já no próximo sábado (7), a partir do planejamento estratégico para as eleições 2020.

A decisão final sobre a candidatura será do diretório de João Pessoa, presidido pela companheira Giucélia Figueiredo. Para ela, é necessário selecionar aliados que defendam a democracia, preparados para pensar e construir uma cidade melhor.

“Precisamos instrumentalizar o nosso partido para junto com o campo democrático e popular construirmos uma chapa majoritária que represente um programa democrático para a cidade de João Pessoa, com propostas de governo que apontem para uma cidade mais humana, sustentável, transparente e participativa”, disse Giucélia.

Para o presidente estadual do Partido, Jackson Macêdo, o PT está preparado para a eleição 2020. De acordo com ele a ideia do Partido é reforçar as chapas municipais proporcionais para ampliar o número de vereadores e buscar avaliar as recomendações nacionais sobre a disputa pela prefeitura.

“A presença do GTE foi pra construir uma estratégia que é nacional. O PT tem que chegar forte nas eleições desse ano em toda a Paraíba e de um modo muito especial em João Pessoa e por isso tem que disputar onde puder disputar”, avaliou o presidente estadual. “Então fortalecer a chapa proporcional e se possível disputar a prefeitura é uma estratégia muito bem aceita pela direção nacional, até porque essa é uma proposta criada por Lula e defendida em todo o país; logicamente isso será construído junto ao diretório municipal do PT na capital”, disse.

Além dos representantes nacionais do GTE, do presidente estadual do PT/PB e da presidenta do PT de João Pessoa a reunião contou ainda com a participação do deputado federal Frei Anastácio, do deputado estadual Anísio Maia e do vereador Marcos Henriques, além do secretário de Estado para Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto e representantes de diretórios municipais.

Deixe um Comentário

Relacionados