Delação: Burity diz que Bradesco e Alpargatas foram beneficiadas após ajudarem na campanha de Ricardo

O ex-secretário executivo de Turismo do Estado da Paraíba, Ivan Burity, contou em delação ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que o Bradesco e Alpargatas teriam feito doações para campanha à reeleição do então governador Ricardo Coutinho (PSB) em 2014, em troca de vantagens. No caso da Alpargatas, benefícios fiscais, no caso do Bradesco, os empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais. As informações foram publicadas pela revista Crusoé.

O material obtido pela Crusoé, referente à delação de Ivan Burity, revela que o então governador, Ricardo Coutinho, ordenou que Burity e a secretária de Administração da Paraíba, Livânia Farias, viajassem a São Paulo, para pedir doações às duas empresas.

De acordo com um trecho da matéria, “A ordem, diz o delator, era ‘ir pra cima’ e conseguir 3 ou 4 milhões de reais. Deu certo. Burity conta que o Bradesco e a Alpargatas concordaram em dar o dinheiro, oficialmente, mas as doações foram condicionadas a benefícios no governo de Coutinho. Diz ele: ‘Os benefícios do Bradesco estavam relacionados ao processamento e operacionalização dos créditos consignados tomados pelos servidores públicos estatais ao passo que Alpargatas tinha benefícios fiscais’. Teria funcionado.”.

Ivan Burity contou que a doação do Bradesco estreitou a relação do banco com o grupo de Coutinho. Tanto que o Bradesco foi o banco escolhido para gerir a folha de pagamento do Governo do Estado, a partir de novembro de 2017, o que, segundo Burity, teria acontecido com a intermediação de Livânia Farias.

A Crusoé informou que procurou o Bradesco e a Alpargatas, mas as empresas não se manifestaram sobre o assunto.

Deixe um Comentário

Relacionados